Mariangela Mantovani

Mariangela Mantovani

LIMITES: COVERSANDO COM PAIS E EDUCADORES

Mariangela Mantovani

29 de Março, 2017

Um lar nada mais é do que a base da educação da criança e do jovem. Os filhos são educados para que mais tarde, ao se sentirem soltos no mundo, tenham condições de ir atrás de seus sonhos.

      A família tem uma dinâmica que espelha microscòpicamente o mundo social. As crianças, para viverem em harmonia, precisam aprender valores como: respeitar a si, as pessoas, as plantas, os rios, os mares, o planeta e o universo. Devem aprender que existem deveres e direitos e que estes terminam quando começam os dos outros.

      O mundo é muito intolerante para com os incompetentes e devemos saber que a competência é filhote da boa formação e do incentivo por parte dos pais, que passaram aos filhos a noção do que são capazes por meio do elogio e encorajamento carinhoso. O jovem seguro e autoconfiante torna-se um grande guerreiro, partindo para sua jornada sabendo o que quer preparado para o mundo social e para o mundo competitivo dos negócios, rumo à felicidade..

        O inseguro é filhote da permissividade, do caminho que registra ganhos sem merecimento. O jovem sem confiança se sente incompetente e ao chegar à fase adulta toma um verdadeiro choque, pois a realidade é dura, não perdoa erros e muito menos premia a infantilidade. Aquele desdenhar imaturo, a raiva intolerante, a birra ingênua e os atos vingativos geram medo, insegurança e apatia perante um mundo que mostra suas garras atemorizantes.

        O que de verdade precisamos? De amor. Todos buscam amar e ser amado. O pai inseguro deseja ser amado e acha que sendo permissivo e bonzinho vai conseguir seu intento e sente-se pouco valorizado. Os pais inseguros confundem culpa com amor e vivem como devedores, cumprindo pena para com os filhos.

        Os pais respeitáveis são geradores de modelos saudáveis, são geradores de estilo de vida. Estes sabem quando devem dizer não e têm argumento para tal, porque são coerentes, fazem o que ensinam. Estes pais são aqueles que falam,”por favor,”, “ muito obrigado”, “com licença”, tudo com gentileza e  afetividade.

         Num lar onde o mais importante é o amor, a amizade e o diálogo alicerçados no respeito, pais e filhos crescem juntos com liberdade e responsabilidade. E a garantia do sucesso e da felicidade é praticamente plena.

 

                    Mariangela Mantovani, psicóloga, terapeuta de casais e famílias.

                    Autora do livro “Quando é necessário dizer não” Editora Paulina

                     Email: mari-mantovani@uol.com.br

                      Site: www.mariangelamantovani.psc.br

Contato